Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto PT | EN

MENU seta_cesap
Coletivo Estratégico: Arte e Arquitetura – Produção, Lda
A constituição do Coletivo Estratégico: Arte e Arquitetura – produção, Lda (CESAAP) foi discutida e aprovado em Assembleia Geral da CESAP, como uma empresa unipessoal, detida a 100% pela Cooperativa.

Esta empresa, tal como muitas outras semelhantes, ligadas às mais diversas Instituições do Ensino Superior, pretende ser uma extensão universitária da instituição na sociedade, fornecendo serviços e produtos decorrentes dos saberes aqui existentes nas áreas da Arte e Arquitetura, realizando uma função de prestação de serviços para a qual as Instituições de Ensino Superior não estão diretamente vocacionadas.

Pretende ainda ser um meio de integrar os alunos formados na ESAP no mercado de trabalho, dando a oportunidade de estes participarem em produções que venham a ser desenvolvidos nas suas áreas de formação.

De acordo com o estipulado no seu Pacto Social, o objeto da sociedade consiste nas atividades de prestação de consultoria científica, técnica ou artística, produção artística e outros serviços similares, nos domínios da Arquitetura, Artes do Espetáculo, Artes Plásticas, Cinema e Audiovisual, Design e Multimédia, Fotografia e Urbanismo e outros no âmbito do ensino e da cultura, assim como outras atividades de consultoria para os negócios e a gestão.

Coletivo Estratégico: Arte e Arquitetura – produção, Lda

Largo de S. Domingos, 80

4050-545 Porto

Entre em contacto através do email cesaap@esap.pt
ESPAÇO NAVEGANTES, LDA.
A empresa atualmente designada de Espaço Navegantes, Lda foi adquirida em 2020 pela CESAP no âmbito do processo de criação de novas instalações, aprovadas em Assembleia Geral da Cooperativa.
Esta empresa é a herdeira da João da Fonseca Carvalho & Filho, Lda, que em 1908 se instalou na então Travessa de Monte Bello (atual Travessa de Fernão de Magalhães) na freguesia do Bonfim. Foi aí que João da Fonseca Carvalho mandou construir a sua habitação e um tear manual para fiação de sedas.

Em 1944, segundo um projeto definido na sua essência pelo arquiteto Viana de Lima e no qual colaborou também o arquiteto Agostinho Ricca, esta empresa construiu uma nova fábrica na Rua dos Navegantes. A este conjunto foi acrescentado em 1945 uma casa com frente para a Avenida Fernão Magalhães e, em 1946 e 1951, duas construções anexas à fábrica, uma das quais da autoria do arquiteto João Queiróz.
É neste antigo conjunto industrial, a reabilitar e ampliar, que a CESAP se pretende agora instalar, assim como a sua Escola Superior Artística do Porto - ESAP, criando assim condições de excelência e referência para o seu ensino superior artístico. A Escola Artística Soares dos Reis está também aqui localizada, o que permitirá reforçar um pólo de artes numa freguesia da zona oriental do Porto em pela transformação urbana e dinamização cultural.

ESPAÇO NAVEGANTES, LDA.
Rua dos Navegantes, 51
4000-358 Porto
Freguesia do Bonfim




barra_feder.jpg
barra_feder2.jpg
barra_feder3.jpg
barra_poise.jpg
barra_ue_fse.jpg
compete.png